10.18.2015

CHEGA UM TEMPO NA VIDA QUE A GENTE PRESTA ATENÇÃO

O cantor e compositor Clodo Ferreira lança novo álbum delicado e recheado de emoções e canções sublimes.


O novo álbum de Clodo Ferreira evoca o som de Cabo Verde, ao misturar a sanfona delicada de Marcos Farias e o cavaquinho beliscoso de Evandro Barcelos. Tudo isso com o violão pontual de João Ferreira e a percussão marcante de Pedro Ferreira – tudo em casa.

Confesso que passei um tempo ouvindo esse disco e sem saber o que dizer, sentir e comunicar. Até que desisti e dei me sem palavras para expressar este álbum. Mas em dado momento ouvi novamente e percebi que não há recorte pontual, informacional, textual etc e tal que não o emocional.

Com um regional tradicional, Clodo Ferreira reuniu um grupo potente e poderoso com João Ferreira no violão, Marcos Farias na sanfona e Pedro Ferreira na percussão e algumas participações como Davi Farias nos triângulos e Valentino Xavier no cavaco e percussão – que consegue evocar um cenário caboverdiano ao mesmo tempo que permanece tradicional na execução do samba, do xote e do choro.

O disco abre com 'Quem fala de mim', talvez a canção que mais cause esta impressão de estar prestes a ouvir aquele sotaque caboverdiano. Com uma sanfona resfolegada, que mais parece um bandoneon de tango argentino, mas é o cavaquinho que remete ao Cabo Verde. É um duelo bonito de ouvir a sanfona tangueada e o cavaquinho caboverdista. Porra, Evando! Porra, Marquinhos!! Vocês são fodas!!!

'Gostando de mim' é um xote, do Cezinha em parceria com o próprio Clodo – talvez por isso que ela lembre muito o (já) saudoso Dominguinhos... Mas a sanfona no disco, vai ser sempre o querido Marcos Farias, filho do eterno Abdias dos 8 Baixos e Marinês e afilhado do próprio Gonzagão.... E por falar em Dominguinhos, ele é parceiro do Clodo na composição 'Carece de explicação' – uma canção de rara beleza, que transforma o ponteado da zabumba fundamental para a existência da sanfona. Tenha mesmo uma saudade profunda de Dominguinhos!!!

'Iluminuras' reforça a presença do violão de João, assim como em 'Diamantes' – já que ambas são parceria de Clodo com o Carlinhos 7 Cordas – mas a canção 'Serenata' também revela a notável vocação para eternizar um legítimo regional de choro com sanfona, cavaquinho, pandeiro e violão. De chorar até amanhecer de tão bonitas e singelas são essas canções – a suíte-choro do álbum.

'Guardião' é um samba de Clodo em parceria com o sambista Sergio Magalhães e funciona como ponto de virada do álbum – a partir de agora seguimos para o lado B, o final do disco, o encerramento da obra. 'Não espere' volta à temática caboverdiana com esse mesmo regional que mandou um samba na faixa anterior....

'Agora é fácil' retoma a batida apresentando um lado modernoso de Clodo, falando de celular e amores próximo, em parceria com Evaldo Gouveia. O encerramento dá-se com o xote 'Laço'. Que disco lindo esse, Clodo!!! Sem palavras para agradecer por este disco que nasceu clássico.

É com alegria e prazer que eu permito que este álbum seja recebido por todos que querem a música livre, leve e solta...

2015 Clodo Ferreira

1. Quem fala de mim
2. Gostando de mim
3. Iluminuras
4. Carece de explicação
5. Serenata
6. Diamantes
7. Guardião
8. Não espere
9. Agora é fácil
10. Laço

Um comentário:

maroca disse...

Augusto Flávio (Petrolina-Pe/Juazeiro-Ba)

Lembrando que a música "Carece de explicação" dele e de Dominguinhos foi gravada pela primeira vez, por Fafá de Belém no disco "Estrela Radiante" 1979 numa bela gravação. Só em 2006 Dominguinhos veio a gravar. "Carece de explicação" é essa que diz na letra: Chega um tempo na vida, em que a gente presta atenção, vê que nem tudo no mundo carece de explicação...