6.22.2014

BAU NOVO DE GRANDES NOVIDADES

Banda Goiana apresenta um samba contemporâneo cheio de referências modernas numa batucada ancestral. 



A banda 'Baú Novo' é novinha, recém-criada em 2012, mas possui uma ancestralidade encrostada na alma. Tudo isso por causa do estilo musical – o samba. Mas não é um samba qualquer.... Eles remetem ao breque Morengueira, sagacidade Noelística e à todo ziriguidum dos antigos mestres sambistas, com uma pitada de modernidade.

Junto com a nova geração de sambistas modernos, o pessoal do 'Baú Novo' deliciam o ouvinte com uma delicadeza característica do chapadão goiano. Formada por Deny Robert e Kátia Helenice nos vocais, Pedro Jordão no violão, Anderson Vinicius no cavaco, Muryllo Gomes na bateria, Waguinho PG na percussão e Rozinaldo Miranda no sax e flauta.

O EP 'Grito' foi lançado no final de 2013 e chamou atenção logo de cara com os acordes da canção que dá título ao single, e faz uma crítica sagaz à atual situação social. Seguida pela bem humorada 'Goiânia de samba', que brinca com o pré-conceito de que na capital de Goiás só existem sertanejos em dupla ou carreira solo. Com cavaco, surdo e pandeiro eles tocam a boiada.

'Mania de mim' se revela um samba-canção delicado e sutil, seguido pelo samba-metal-pesado de 'Canto liberdade'. O grupo promete um LP completo para o final do ano e desde já deixa a curiosidade aguçada com a possibilidade de uma obra cheia de vigor e originalidade.

Dois mineiros, dois goianos, um brasiliense, um alagoano e outro de Recife, a banda 'Baú Novo' apresenta até em sua formação a diversidade deste país, com um samba moderno e contemporâneo.

2013 Grito EP

1. Grito
2. Goiânia de samba
3. Mania de mim
4. Canto liberdade

3 comentários:

Unknown disse...

Legal, vou baixar pra escutar depois do trabalho!
Quando vc fala "nova geração de sambistas modernos" a quem vc se refere?

Edson d'Aquino disse...

Que dilícia, hein?!
[]ões

Caio Argolo disse...

Bruno Silva, um povo que me vem à mente agora em relação a sambistas modernos são Kiko Dinucci, Thiago França, Juraça Marçal. Dá uma procurada aqui no Euovo mesmo que, com certeza, tem mais sambistas modernos, mas só me recordo destes agora =D